O padrão de beleza
O culto ao padrão europeu de beleza vem deixando marcas irreparáveis nas pessoas através dos anos. Enaltecer e engrandecer uma única cultura, forma de viver e padrões estéticos são de longe a pior forma de diminuir outras culturas. Nenhuma representatividade negra e o período escravagista atrapalharam de formas monstruosas a aceitação do negro como indivíduo social, fazendo com que muitas vezes negassem sua própria herança cultural.

Na busca por aceitação, reconhecimento ou mesmo respeito alguns negros tentaram se aproximar ao máximo da cultura europeia, utilizando produtos químicos intensos e perigosos para alisar seus cabelos. Isso e a dificuldade em aceitar os movimentos culturais desta cultura contribuíram para a negação da herança social e omitir os mais belos aspectos desta cultura.
Uma Revolução
Inúmeros são os nomes daqueles que lutaram pela cultura negra e que vem até hoje batalhando pela igualdade. Como podemos observar, preservar a cultura afro é um ato político e de resistência, após anos de omissão e sofrimento finalmente abrimos a pauta a discussão geral e estamos aos poucos resgatando nossa própria herança cultural.
Desfazer de padrões é também abrir mão da zona de conforto e estar aberto a uma mudança positiva. Uma revolução capilar é também uma forma de ressignificar aquilo que sempre foi de certa forma incontestável, de que cada cultura tem sua própria beleza e que é mais do que importante que possamos nos identificar e reconhecer em meio a sociedade.

Ta bom, por onde eu começo?
Parando de aplicar química agressiva em seu cabelo neste exato momento, comprando um excelente condicionador, máscara de tratamento e dedicando muito amor na recuperação de seus cachinhos. A transição capilar nada mais é do que cuidar de seu cabelo para que ele possa voltar a crescer naturalmente sem a adição de químicos, apenas hidratando-o. Entretanto existem diferentes ações que podemos fazer para melhorar este processo.

Cronograma capilar é um calendário de cuidados com seu cabelo que envolve nutrição, hidratação e reconstrução. Eles devem ser distribuídos durante a semana para que funcionem de melhor forma.
O cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo tanto crespos e cacheados quanto lisos, pois ele implica no cuidado e melhora dos fios.
• Hidratação
Ajuda a repor água e nutrientes aos fios. Pode ser realizada de diferentes formas:
Manteiga de Oliva, Óleo de Coco Extra Virgem e Babosa
• Nutrição
Os cabelos cacheados e crespos sofrem com o ressecamento das pontas pois os óleos naturais dos cabelos não alcançam as pontas devido a curvatura. Desta forma a nutrição fará o papel de restauras os lipídios dos fios, os óleos naturais.
Óleo de Rícino, Óleo de Coco, Óleo de Argan, Óleo de Manga B5, Óleo de Girassol, Óleo de Abacate, Proteína do ovo, Óleo de Amla e Azeite de Oliva.
• Reconstrução
A reconstrução age na reparação dos fios repondo principalmente queratina. Deve ser realizada ao sentir os fios porosos e quebradiços.
Colágeno, Creatina, Arginina e Cisteína.
Texturização ajuda muito
Sabe o meio da transição? Quando alguns fios estão lisos e outros formando cachos? E o cabelo fica com um ar de bagunçadinho? A texturização ajuda a disfarçar essa sensação. Ela consiste em realizar penteados que auxiliam a manter a textura dos cachos tanto na parte lisa quanto na cacheada.


Não quero fazer a transição
Nós realmente entendemos a importância da cultura negra e do resgate de nossas raízes, mas não é apenas no modo como usamos nosso cabelo que representamos as causas que defendemos. Ter o cabelo afro é um ato político mas não tê-lo não significa diminuir a luta ou não possuir tais valores. Mas é importante saber se você não gostaria de fazer a transição capilar porque não gosta do resultado ou porque tem medo do julgamento alheio. Nunca deixe que terceiros impeçam você de se expressar independe de ser indireta ou diretamente.
Confira nossa galeria de inspirações:
Comentários